
Pesquisador Gustavo Fischman participa da abertura do semestre letivo do PPGEnsino e PPGECE
Por Redação Univates
|Postado em: 13/01/2026, 17:01:13
|Atualizado em: 13/01/2026, 17:03:54
Os Programas de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) e em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) da Universidade do Vale do Taquari - Univates realizaram, nesta segunda e terça-feira, 13, a programação de abertura do semestre letivo, com a participação do professor e pesquisador Dr. Gustavo Fischman (Arizona State University). As atividades tiveram como tema "Pensando no urgente e imaginando futuros possíveis nas pesquisas em ensino e educação".
Estudantes dos regimes intensivo e regular dos mestrados e doutorados e docentes acompanharam a palestra na noite de segunda-feira e participaram de um minicurso na tarde de terça-feira. Na palestra, Fischman falou sobre possíveis formas de reconfigurar as pesquisas em ensino e educação para futuros justos e sustentáveis.
No segundo dia de trabalho, o professor tratou sobre publicações acadêmicas na era da Inteligência Artificial (IA), ferramentas, ética e estratégias para pesquisadores da área de Ensino. Fischman iniciou o minicurso falando sobre sua trajetória acadêmica e profissional, seus principais interesses de pesquisa e fez provocações aos participantes sobre o uso de IA e os desafios relacionados à área da educação.
Avaliação Capes
Durante o evento, a coordenadora do PPGEnsino, Kári Lúcia Forneck, destacou os resultados da pós-graduação stricto sensu da Univates na avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O PPGEnsino e o PPGECE atingiram o conceito 5, confirmando a qualidade e a relevância dos cursos.




