
Projeto Brocantes é representado em eventos científicos nacionais e internacionais nas áreas dos Estudos Culturais, de Gênero, Informação, Comunicação e Ciência
Por Lucas George Wendt
|Postado em: 22/12/2025, 11:30:00
|Atualizado em: 22/12/2025, 11:36:49
O Projeto Brocantes, vinculado à Universidade do Vale do Taquari – Univates, teve presença destacada nos ultimos meses em eventos científicos nacionais e internacionais das áreas dos Estudos Culturais, Estudos de Gênero, Informação, Comunicação e Ciência. As participações fortalecem a relevância acadêmica da iniciativa, que articula pesquisa em ensino, história, memória a partir da organização e análise de documentos escolares.
Agenda
Entre os destaques da agenda científica, no dia 29 de outubro, o projeto foi representado no Fórum de Estudos de Informação, Ciência e Sociedade (FEISC) da UFRGS, em Porto Alegre. Na ocasião o voluntário do projeto Lucas George Wendt, apresentou trabalho assinado por ele e por Angélica Vier Munhoz, Natália Hoppe Schultz e Rafael Ferreira Padilha: “A participação cidadã na construção de um arquivo de documentos da escola”, compartilhando reflexões sobre o envolvimento da comunidade na constituição do acervo.
Já no 10º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação e no 7º Seminário Internacional de Estudos Culturais em Educação, realizados de 24 a 26 de novembro de 2025, também na UFRGS, o projeto esteve presente com o trabalho “Entre o pó, os vestígios e as vidas escolares”, assinado pela mestranda do PPGEnsino Natália Hoppe Schultz e Angélica Vier Munhoz, abordando as materialidades escolares e suas potências narrativas para a pesquisa educacional.

As discussões sobre gênero, corpo e diversidade também marcaram a participação do Brocantes em diferentes eventos. No II Congresso de Estudos de Gênero e Interseccionalidades, realizado na PUCRS entre 23 e 25 de setembro de 2025, o pesquisador e doutorando no PPGEnsino André Luiz Nogueira de Sousa apresentou o trabalho “Gêneros, diversidade sexual e escritura corporal: uma experiência pedagógica com jovens em Bogotá”. O mesmo autor participou ainda do 10º Seminário Brasileiro e 7º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação, com a pesquisa “A governamentalidade da diversidade: uma aproximação genealógica das políticas do corpo, gênero e sexualidade no Programa MYP do IB”.
A temática das vivências trans e dos arquivos escolares foi discutida em âmbito nacional e internacional por Rafael Padilha Ferreira, do PPGEnsino, e Tainã de Souza, do PPGAD. Os pesquisadores apresentaram o trabalho “Vivências trans e os arquivos escolares: uma cartografia sobre poder, memória e subjetividade” na XII Conferência Internacional da Associação Brasileira de Estudos da Trans-Homocultura, realizada em Brasília, entre 25 e 30 de novembro. A pesquisa também foi apresentada no México, com o título “Las vidas trans y los archivos escolares: memorias, cartografías y resistencias”, durante o XVIII Seminário Histórico LGBTTTI+ Mexicano Xabier Lizarraga Cruchaga, ocorrido de 3 a 9 de novembro, na Cidade do México.
O projeto
O Projeto Brocantes é coordenado pela professora Angélica Vier Munhoz e tem como objetivo organizar, catalogar, analisar e disponibilizar documentos escolares produzidos desde o início do século XX. A iniciativa já foi contemplada com recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e, em breve, contará com novo fomento desses órgãos, além de apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). Com os novos recursos, estão previstas atividades de pesquisa, organização de acervo e difusão científica até 2028.
O acervo
O acervo do projeto reúne mais de 1.800 itens, entre provas, boletins, artigos, tarefas, exercícios, anotações, trabalhos e documentos de naturezas diversas. Todo o material é proveniente de doações realizadas pela comunidade durante as feiras Brocantes e também por meio de coleta virtual. O catálogo resultante desse processo tem subsidiado pesquisas de iniciação científica, mestrado e doutorado, consolidando-se como uma importante fonte para investigações sobre história da educação, memória escolar, currículo e cultura.
O Projeto Brocantes integra o grupo de pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) da Univates, e conta com uma ampla rede de colaboração acadêmica. Pesquisadores de instituições como UFRGS, UFPR, UCS e Unisinos participam das ações, que envolvem docentes especialistas das áreas de Educação, História, Arquivologia e Memória, além de bolsistas de doutorado, mestrado, iniciação científica e estudantes do ensino médio.



