
Univates marca presença no maior encontro nacional das licenciaturas e do PIBID, em Brasília, com forte protagonismo estudantil e docente
Por Lucas George Wendt
|Postado em: 22/12/2025, 14:30:00
Entre os dias 7 e 10 de dezembro de 2025, a Universidade do Vale do Taquari – Univates esteve amplamente representada no X Encontro Nacional das Licenciaturas (X ENALIC) e no IX Seminário Nacional do PIBID, realizados na Universidade de Brasília (UnB), no campus Darcy Ribeiro. Reconhecido como o maior evento das licenciaturas do país, o encontro reuniu mais de 10 mil participantes, entre estudantes, professores da educação básica e do ensino superior, pesquisadores, pós-graduandos e representantes de instituições e órgãos ligados às políticas públicas de formação docente.
Com o tema “Memórias e resistências: o que mais queremos como política de formação e valorização docente?”, o evento consolidou-se, mais uma vez, como um espaço de debate, articulação política e socialização de experiências formativas, reafirmando o compromisso histórico do ENALIC e do PIBID com a defesa da educação pública, da formação inicial de professores e da valorização da docência como pilar para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.
A participação da Univates foi diversificada. Ao todo, oito estudantes da instituição receberam auxílio institucional para participar presencialmente do evento em Brasília, garantindo condições para que pudessem acompanhar a programação científica e cultural, além de apresentar seus trabalhos. Além destes, mais quatro estudantes participaram presencialmente com fundos próprios. Somam-se a eles cerca de 38 acadêmicos e acadêmicas da Univates que tiveram trabalhos aprovados e apresentados no X ENALIC 2025, demonstrando a inserção qualificada da universidade nos debates nacionais sobre formação docente, iniciação à docência e políticas educacionais. Boa parte deste número de participações corresponde a estudantes que participam do Professor do Amanhã, iniciativa inédita no Brasil desenvolvida pelo Governo do Estado em parceria com universidades comunitárias e tem por objetivo atrair jovens à carreira docente.
Além da forte presença discente, a Univates também se destacou pelo protagonismo de seus representantes em espaços da programação. As estudantes Amália Rempel e Cassieli Borges atuaram como mestres de cerimônias em duas mesas do evento realizadas no auditório do BSA Norte e a professora Cristiane Hauschild Johann, docente da Univates, presidiu comissão organizadora nacional e também integrou a programação oficial do encontro.

A cerimônia de abertura
O X ENALIC e o IX Seminário Nacional do PIBID têm como objetivo central promover o diálogo entre a educação básica e a educação superior, aproximando licenciandos, professores em exercício, pesquisadores e gestores educacionais. Ao longo de quatro dias de intensa programação, os participantes tiveram acesso a palestras, mesas-redondas, oficinas, minicursos e rodas de conversa que valorizaram a troca de experiências, os relatos de práticas pedagógicas, as reflexões teóricas e os saberes construídos no cotidiano da docência.
A edição de 2025 reforçou o caráter político do evento como espaço de luta e resistência em defesa das políticas públicas de formação de professores, com foco especial na iniciação à docência por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O programa, criado em 2007, já envolveu mais de 500 mil estudantes ao longo de sua trajetória e, apenas no edital vigente, possibilitou que cerca de 93 mil licenciandos, vinculados a 290 instituições de ensino superior, vivenciassem a docência no contexto real das escolas de educação básica.
Durante a cerimônia de abertura, realizada no campus Darcy Ribeiro, a professora Cristiane Hauschild falou em nome da comissão organizadora nacional e deu as boas-vindas aos participantes presenciais e online. Em sua fala, ela destacou o simbolismo do local que sediou o evento, lembrando do educador Darcy Ribeiro.
Cristiane é coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico da Universidade e coordenadora institucional do Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) Univates e vice-presidente do Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais do Pibid - Forpibid. Também ocupa o cargo de presidente da Associação de Escolas Superiores de Formação de Profissionais do Ensino do Rio Grande do Sul (AESUFOPE-RS) e coordenadora estadual da ANFOPE (Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação).
A professora ressaltou que o X ENALIC celebrou os 11 anos do Forpibid-RP, fórum dedicado à articulação nacional em defesa do PIBID e da residência pedagógica, e que a temática escolhida para esta edição expressa a trajetória de luta e resistência pela formação e valorização da profissão docente.
O evento foi organizado de forma conjunta pelo Forpibid-RP e pela Universidade de Brasília, com apoio do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), do Instituto Federal de Brasília (IFB) e da Universidade do Distrito Federal (UnDF), evidenciando o caráter colaborativo e interinstitucional da iniciativa.
Ao longo da programação, foram anunciadas parcerias com diferentes entidades da área educacional e o lançamento de um documentário que registra a história de 11 anos de mobilização do Forpibid-RP em defesa da formação docente. Ao todo, quase cinco mil trabalhos científicos e relatos de experiência foram apresentados de forma presencial e online, o que reforça a dimensão acadêmica e social do evento.A fala da professora Cristiane também destacou conquistas recentes consideradas históricas para o PIBID e para as políticas de iniciação à docência.

Juliana Prado/Capes
Alguns dos trabalhos apresentados
Nesse contexto de debates nacionais e de defesa da educação pública, os estudantes da Univates tiveram papel na socialização de experiências e na apresentação de pesquisas e relatos de práticas desenvolvidas no âmbito do PIBID e de outras iniciativas formativas. Entre os trabalhos apresentados na edição de 2025, destacam-se produções que abordam desde reflexões sobre interdisciplinaridade e planejamento pedagógico até discussões sobre literatura, memórias escolares, interações em sala de aula e educação ambiental.
O trabalho “Entre planejamento, notícias e fanzines: reflexões sobre interdisciplinaridade e o início da docência no ensino de Língua Portuguesa”, de autoria de Lauro Eduardo do Couto, foi avaliado e aceito pela Comissão Científica do X ENALIC, evidenciando a relevância das discussões sobre práticas pedagógicas inovadoras no ensino de língua materna. Também foi aceito o trabalho “Literatura infanto-juvenil como artefato no resgate de memórias escolares e pessoais”, que reforça o papel da literatura como elemento formativo e de construção identitária no processo educativo.
O estudante Uarlley Santana Santos teve aprovado o trabalho “Interações professor e alunos: o olhar de um pibidiano”, que apresenta reflexões a partir da vivência no PIBID e das relações estabelecidas no cotidiano escolar. Já Marta Duarte da Silva Hirt apresentou o trabalho “Monitorias no PIBID: vivências formativas em diálogo com o cotidiano escolar”, destacando a importância das monitorias como espaço de aprendizagem e de aproximação entre universidade e escola.
Outro trabalho aceito foi “Sentinelas da natureza: a extinção das abelhas e o clima em colapso”, de autoria de Marcos Antônio de Souza, classificado como relato de experiência, que articula educação, sustentabilidade e responsabilidade ambiental, temas cada vez mais centrais na formação de professores comprometidos com os desafios contemporâneos. Também integrou a programação o trabalho “PIBID e o ofício de ser professor”, de autoria de Cassieli Borges, que problematiza a construção da identidade docente a partir das experiências de iniciação à docência.
Univates foi sede de edição do evento em 2023
A presença da Univates no X ENALIC 2025 também ganha um significado especial ao se considerar a trajetória recente do evento. Em 2023, a universidade foi sede do ENALIC, realizado entre os dias 6 e 8 de dezembro, quando a temática central foi “Democracia e direitos humanos na formação docente: (re)construção das políticas educacionais”. Naquela edição, que reuniu mais de sete mil inscritos, a Univates acolheu professores da educação básica e do ensino superior, pesquisadores, licenciados, pós-graduandos e autoridades do Ministério da Educação e da Capes, fortalecendo seu papel como espaço de referência nacional no debate sobre formação de professores.
Dois anos depois, em Brasília, a participação ativa de estudantes e professores da Univates denota a continuidade desse compromisso institucional com o PIBID, com as licenciaturas e com a defesa da educação pública de qualidade. O apoio institucional concedido aos estudantes para participação presencial no evento demonstra, na prática, a valorização da formação acadêmica para além da sala de aula e o incentivo à inserção dos licenciandos em espaços de produção e socialização do conhecimento.



