
Univates sobe no ranking e fica entre as 150 universidades mais sustentáveis do mundo
Por Natalia Nissen
|Postado em: 05/12/2025, 16:57:06
|Atualizado em: 05/12/2025, 17:06:21
A Universidade do Vale do Taquari - Univates é, pela quinta vez consecutiva, a universidade mais sustentável do Sul do Brasil. O GreenMetric World University Ranking 2025 foi divulgado nesta sexta-feira, 5, e consolida o compromisso da Instituição com iniciativas sustentáveis e ações voltadas à preservação ambiental e ao combate às mudanças climáticas.
O ranking é realizado anualmente pela Universidade da Indonésia (UI) e avalia o desempenho de sustentabilidade de universidades ao redor do mundo, apresentando os resultados de uma pesquisa sobre as condições e as políticas relacionadas a iniciativas de sustentabilidade e melhorias institucionais. A 15ª edição analisa 1.745 instituições de 105 países. Na edição anterior, 1.477 universidades de 95 países participaram da pesquisa, o que demonstra um acréscimo de 268 novas organizações no ranking.
A Univates subiu 61 posições em relação ao ano passado e agora está em 143º na classificação mundial e em 6º lugar no Brasil, totalizando 8.400 pontos na avaliação. A Universidade de São Paulo (USP) ocupa o topo da lista no país, enquanto a holandesa Wageningen University & Research segue na liderança do ranking geral.

Para classificar as instituições, o GreenMetric considera 39 indicadores entre os critérios de Configuração e Infraestrutura, Energia & Mudanças Climáticas, Resíduos, Água, Transporte e Educação & Pesquisa. Neste ano, as universidades precisaram responder um questionário com 112 perguntas e apresentar 83 evidências relacionadas às atividades desenvolvidas ao longo de 2024.
Além de questões relacionadas à sustentabilidade, neste ano foram incorporados questionamentos relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Em cada bloco de critérios - Configuração e Infraestrutura, Energia & Mudanças Climáticas, Resíduos, Água, Transporte e Educação & Pesquisa, tornou-se necessário quantificar e evidenciar as ações e projetos de extensão desenvolvidos pela Instituição que contribuem para o atendimento das 17 metas estabelecidas pela ONU.
Segundo a engenheira ambiental Carolina Jung Heinen, a participação no GreenMetric é essencial para a avaliação interna das ações desenvolvidas pela Instituição. “Por meio dos resultados obtidos, conseguimos balizar nossas atividades buscando aprimorar ações diárias. Ver o reconhecimento de um trabalho construído por uma equipe unida e engajada, reforça que todos estamos caminhando juntos rumo a uma Univates cada vez mais sustentável”, afirma.
Para a reitora Evania Schneider, o reconhecimento é um presente para a comunidade acadêmica e para o Vale do Taquari. "Estamos muito felizes e orgulhosos. Isso valida o trabalho de cada estudante, professor, pesquisador e técnico-administrativo no cuidado com o campus e com as iniciativas propostas e desenvolvidas pela nossa Instituição para transformar nosso espaço e nossa comunidade", celebra.



