Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Comemorações dos 500 anos da Reforma Luterana iniciam no Teatro Univates

Postado em 09/03/2017 10h26min e atualizado em 11/12/2017 13h22min

Por Tiago Silva

No próximo domingo, dia 12, no Teatro Univates, iniciam as comemorações alusivas aos 500 anos da Reforma Luterana. A partir das 19h, apresenta-se no palco do Teatro a Orquestra Jovem do Sesi, com a participação de mais de 60 músicos. O evento, que também contará com o Grupo Vocalize, é organizado pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e pela Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB).
 
Os ingressos são gratuitos e estão sendo disponibilizados nas duas igrejas. A IECLB em Lajeado fica na rua Alberto Torres, 297, e a IELB, na rua Martin Luther, 75. A apresentação contará com quatro blocos musicais, com participação especial dos pastores e leigos das duas igrejas. O primeiro bloco abordará questões atuais por meio da música; no segundo, o público acompanhará o canto comunitário. No terceiro bloco, haverá uma suíte de instrumentos e, na parte final, a Orquestra formará, com os presentes, um grande coral musical.
 
Um dos organizadores do evento, pastor Mário Hartmann, da IELB, conta que a apresentação destaca a representação do Vale do Taquari no canto coral: segundo ele, a região tem a maior concentração de grupos de canto coral por território quadrado do mundo. Conforme o pastor, a Reforma Luterana foi um movimento surgido na Alemanha na segunda década do século XVI. Liderado por Martinho Lutero, o movimento criticava várias ações da Igreja Católica, como a venda de indulgências. Em 31 de outubro de 1517, Lutero fixou as suas 95 teses na porta da Igreja de Wittenberg. Nelas, propunha uma ampla reforma na Igreja.
 
Crítico do fato de só sacerdotes, à época, poderem interpretar o texto sagrado, Lutero traduziu a Bíblia ao alemão para disseminá-la. “Ele restaurou a verdade do Evangelho, a salvação somente pela fé em Cristo. É assim que temos a graça e o amor de Deus nesta vida e para a eternidade. Essa verdade está revelada na Escritura, que é a única fonte, norma e guia da fé cristã luterana”, aponta Hartmann.
 
Aliada à invenção dos tipos móveis por Johannes Gutenberg, a Reforma foi responsável pela grande alfabetização de fiéis pela Europa e causou diversas mudanças na Igreja Católica e na sociedade. “A Reforma trouxe grandes contribuições para a Teologia e também para a política, a educação e a música”, afirma o pastor.
 
Texto: Tiago Silva
 
Teatro Univates tem capacidade para 1.176 pessoas

Lucas George Wendt

Notícias Relacionadas