Centro Clínico oferece atendimento a usuários de medicamentos anticoagulantes orais

Postado as 2018-09-26 11:42:49

Por Ana Amélia Ritt

Ana Amélia Ritt

Desde abril de 2016 o acompanhamento aos pacientes que fazem uso de medicamentos anticoagulantes orais (ACO) é realizado no Ambulatório de Especialidades Médicas, serviço que integra o Centro Clínico da Univates. Direcionado a pessoas que já tiveram trombose ou embolias, o tratamento é feito com o acompanhamento de médicos, enfermeiros, nutricionistas e farmacêuticos. Gratuito, o atendimento é realizado via Sistema Único de Saúde (SUS) e ocorre periodicamente.

Por ser um serviço secundário, para ser atendido é necessário que o paciente seja encaminhado pela Unidade Básica de Saúde (UBS). Assim, o acompanhamento, além do realizado nas UBS por clínicos gerais e demais profissionais da saúde, é feito a pacientes que precisam de atenção específica.

Conforme a enfermeira Veridiana Lima Borges, o ACO é utilizado frequentemente na prevenção de fenômenos tromboembólicos em diferentes situações clínicas. “O objetivo principal é diminuir a tendência de coagulação no sangue sem evitar a coagulação completamente. Muitos alimentos e medicamentos também interagem com os anticoagulantes, então os pacientes necessitam de orientação e cuidado rigoroso, pois a dosagem ideal do medicamento pode ser difícil de ser definida”, afirma. A profissional conta ainda que, por causa do risco, no início é necessário o acompanhamento semanal, evoluindo para mensal, trimestrais ou semestrais, conforme cada caso.

Leiani Eni Persch, moradora de Lajeado, tem 56 anos e é um dos pacientes que recebe acompanhamento no local. “Gosto demais do atendimento, todos são muito queridos, e só posso agradecer à Univates por ser tão bem tratada. Quem me viu há dois anos e me vê agora percebe que sou outra pessoa”, relata.

Temos mais de dois anos de Centro Clínico e todas as nossas especialidades são um diferencial. O Centro Clínico veio para promover a saúde e fazer a diferença. Quando não havia esses serviços as pessoas tinham de ir para Porto Alegre, hoje não precisam mais, elas marcam um horário e economizam tempo
enfermeira Veridiana Lima Borges

Lucas George Wendt

Saiba mais

O Ambulatório de Especialidades Médicas foi inaugurado em março de 2016 e está sendo implantado de acordo com o avanço da grade curricular de Medicina da Univates. Todas as consultas ocorrem no período de aulas do curso, sendo realizadas por alunos sob supervisão de professores médicos.

Atualmente estão em funcionamento no local 18 especialidades médicas: cardiologia, hematologia, pneumologia, gastroenterologia, nefrologia, endocrinologia, dermatologia, reumatologia, alergia e imunologia clínica, psiquiatria, geriatria, neurologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, pediatria, pneumopediatria, neuropediatria e pediatria para crianças de alto risco.