Como descartar os seus resíduos

Você sabe como descartar os resíduos gerados no campus da Univates?

Os resíduos são classificados conforme a norma NBR 10.004, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A classificação do resíduo é o que determina o tipo de tratamento e como deve ser realizado o descarte correto. Essa norma classifica os resíduos em três classes:

Resíduos industriais de classe I (perigosos)
Os resíduos industriais de classe I, ou resíduos perigosos, são aqueles que apresentam algum tipo de periculosidade, podendo ser identificados por meio de características como inflamabilidade, toxicidade e corrosividade, dentre outras.

Resíduos industriais de classe II A (não inertes)
Os resíduos da classe II A, ou resíduos não perigosos e não inertes, não possuem o aspecto de periculosidade e podem apresentar características de combustão, biodegradabilidade e solubilidade em água.

Resíduos industriais de classe II B (inertes)
Os resíduos industriais da classe II B ou não perigosos e inertes são aqueles que, uma vez submetidos a testes de solubilização, não apresentam nenhum de seus constituintes solubilizados em concentrações superiores aos padrões de potabilidade da água. Em resumo, a água continua potável quando em contato com eles.

Quando estiver no campus da Univates e precisar descartar algum resíduo, procure os coletores identificados com os adesivos abaixo e contribua para a preservação do meio ambiente.

Para saber mais, leia a Cartilha de Coleta Seletiva ou entre em contato com o setor de Gestão Ambiental da Univates pelo Telefone: 3714-7030 - Ramal 5577 ou pelo e-mail: gestaoambiental@univates.br.

Lixo Seco
Lixo Úmido
Lixo Erva
Resíduo Químico
Resíduo Infectante
Resíduo Seco
Resíduo Úmido
Resíduo Químico
Resíduo Infectante