Você Precisa Saber

Utilização de placas fotovoltaicas

Usina Solar

Por meio da utilização de placas fotovoltaicas, a Univates tem dirigido esforços a iniciativas que contribuam para um futuro mais sustentável. Uma das ações nesse sentido é a Usina Solar, instalada em abril de 2015 no Tecnovates, composta de 912 painéis solares fotovoltaicos, que gera o total de 19.270 kW/mês.
Além da Usina, painéis solares fotovoltaicos instalados no Prédio 17 da Instituição, desde agosto de 2012, atendem à geração de energia. O equipamento gera aproximadamente 250 kW/mês, suprindo parte da energia consumida nesse prédio.

Bicivates

Árvore Solar

A árvore solar fotovoltaica, uma estrutura em formato de araucária, árvore símbolo do Sul do Brasil, transforma a energia do sol em energia elétrica limpa e renovável, permitindo a recarga de equipamentos via conexão USB. A estrutura, instalada em frente ao Centro Cultural Univates, também pode ser utilizada como sistema de sinalização, ponto de iluminação local e até mesmo como ponto de acesso à internet sem fio. O equipamento foi desenvolvido pelas empresas LLBC e OZ Engenharia, de Porto Alegre, em parceria com a Univates e a Secretaria Especial da Copa 2014 (Secopa).


Sistemas de captação pluvial

No total são três sistemas de captação pluvial instalados no campus de Lajeado, representando uma capacidade reservatória de 130 mil litros de água.
Pioneiro no processo, o Prédio 17 foi o primeiro a abrigar o sistema de aproveitamento das águas da chuva, sendo a água coletada utilizada para a jardinagem e limpeza das calçadas. O reservatório conta com capacidade de armazenamento de 20 mil litros.
No Centro Cultural os recursos vão além e, com um sistema de filtros e tratamento da água captada, a utilização se expande também para fins sanitários (usada nos banheiros) e nos espelhos d’água. O reservatório se destaca contando com capacidade de armazenamento de 60 mil litros.
Já a água coletada nos telhados do Prédio 16 e do Complexo Esportivo é direcionada para a cisterna do campo de futebol, que tem capacidade para armazenar 50 mil litros, e é utilizada para a irrigação do gramado.
Além disso, novas estruturas estão sendo preparadas para receber o sistema. O prédio do Ambulatório de Especialidades Médicas, por exemplo, já tem encanamento adequado para a captação pluvial, facilitando ações futuras.


Projeto Carona

A Univates lançou, em 2009, o Projeto Carona (www.univates.br/carona), um sistema de busca e cadastro de caronas que permite às pessoas encontrarem quem percorre o mesmo trajeto que elas e estabelecerem contato. O compartilhamento de caronas acaba ajudando o meio ambiente e diminuindo o número de veículos em circulação, contribuindo para a redução da emissão de dióxido de carbono na atmosfera.


Em 2019
83 novas caronas cadastradas
4.285 acessos ao site do projeto

Bicivates

O Bicivates, sistema de compartilhamento de bicicletas da Univates, implantado em 2014, oferece a seus usuários uma alternativa sustentável e saudável para os deslocamentos dentro e fora do campus de Lajeado.
As bicicletas contribuem para a redução do congestionamento de veículos no campus, substituindo o carro em boa parte dos deslocamentos de média e curta distância.

Bicivates

Em 2019
5.328 usuários cadastrados
4.253 empréstimos

Saiba mais: www.univates.br/transporte_hospedagem/bicivates

Feira de Produtos Agroecológicos

Todas as quintas-feiras, no estacionamento entre os Prédios 3 e 7 no campus da Univates, ocorre a Feira Regional de Agricultores Familiares Agroecologistas. A atividade objetiva abastecer a comunidade acadêmica e seu entorno social com produtos in natura que tenham origem conhecida e devidamente comprovada, promovendo o desenvolvimento da produção, o processamento e a organização regional de base agroecológica.
A ação conta com a participação do Grupo dos Agricultores Ecologistas de Forqueta, da Organização de Controle Social (OCS) Defensores da Natureza, da OCS Orgânicos do Vale, Grupo Orgânicos Santa Clara e do Grupo Organic Garden (Microverdes).
Não esqueça sua sacola em casa, pois o uso de sacolas retornáveis contribui para um meio ambiente mais sustentável.

Feira