Gestão Ambiental
A Univates está em constante evolução, realizando novas pesquisas e procurando sempre o desenvolvimento da Universidade. Todas as atividades realizadas na Instituição geram impacto ambiental, e é por meio do setor de Gestão Ambiental do campus que se buscam alternativas para minimizar nossos impactos.
A equipe de Gestão Ambiental é responsável por gerenciar todas as ações voltadas à proteção do meio ambiente e buscar novas soluções para os impactos ambientais gerados pela Instituição.
A Univates preza pelo tratamento adequado dos seus efluentes, contando atualmente com oito estações de tratamento, além de monitorar e analisar periodicamente todo o efluente gerado.
Os prédios do Ecovates e do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari dispõem de wetlands para o tratamento dos efluentes gerados pelas atividades do local, que consistem em um sistema de tratamento que utiliza plantas aquáticas com a finalidade de melhorar ainda mais a qualidade final do efluente tratado.
Os resíduos gerados pelas atividades institucionais são recolhidos e encaminhados ao Complexo de Resíduos da Univates, onde são triados e acondicionados conforme suas características para serem destinados corretamente a empresas licenciadas.
O setor de Gestão Ambiental do campus, vinculado ao setor de Engenharia e Manutenção e a Diretoria Administrativa, é responsável por gerir os impactos ambientais, auxiliar no desenvolvimento de novos projetos e encaminhar os pedidos de licenciamentos ambientais e alvarás florestais para a universidade.
Todas as iniciativas são corroboradas pelo reconhecimento da Univates como a universidade mais sustentável do Sul do Brasil por quatro anos consecutivos no ranking Green Metric.

