Repensando o Agro no Vale

Repensar nada mais é do que ver o que está dando certo e continuar, perceber o que está dando errado e mudar. Assim o Vale do Taquari dá uma mostra da sua maturidade, da sua força e união ao discutir e procurar alternativas econômico-sociais para o seu setor primário, alicerçado na atividade da pequena propriedade familiar.

Com este propósito surgiu o Programa “Repensando o Agro” no Vale do Taquari, em 2001, a partir de levantamentos realizados em 13 mil propriedades rurais produtoras de leite no Vale do Taquari, para diagnosticar a situação desta atividade no meio rural e, posteriormente, apurar outros dados sócioeconômicos.

A colocação para os produtos aqui produzidos, os sistemas de produção, os meios de comunicação, os novos estilos de vida, a formação profissional, o êxodo do jovem rural, o avanço das atividades urbanas, são algumas das mudanças que têm afetado consideravelmente o produtor rural em vários sentidos.

Por esta razão, o Vale do Taquari resolveu mobilizar-se para encontrar soluções para estas questões, criando alternativas para que os produtores rurais tenham como enfrentarem as mudanças do mercado globalizado atual, impedindo assim sua gradual exclusão do processo, e ao mesmo tempo, combatendo o êxodo rural.

Os grupos de trabalho criados para discutir e articular ações nas cadeias produtivas, também chamados de GT, são:
  • Cadeia produtiva do leite;
  • Cadeia produtiva da avicultura;
  • Cadeia produtiva da suinocultura;
  • Sucessão na agricultura familiar e educação rural;
  • Agrometeorologia;
  • Agroindústrias familiares;
  • Apicultura;
  • Floricultura;
  • Fruticultura;
  • Silvicultura;
  • Novas opções para a agricultura familiar.

Contando com oferta de matéria-prima oriunda da agropecuária, a agroindústria de transformação é uma das principais forças no Vale do Taquari, ajudando a fazer com que o agronegócio seja atualmente responsável por 82% do valor adicionado dos municípios.

Objetivos específicos do Programa:
  • Buscar a convergência de ideias e ações relativas ao agronegócio no Vale do Taquari, evitando ações paralelas e isoladas que levem à dispersão de esforços e de recursos;
  • Com base em dados, buscar alternativas de curto, médio e longo prazo para desenvolver o Setor Primário no Vale do Taquari;
  • Criar um fórum permanente de discussão e coordenação do agronegócio na região;
  • Buscar o estabelecimento de estratégias em comum aos diversos organismos que atuam no Setor Primário do Vale do Taquari.