A Universidade do Vale do Taquari - Univates possui histórico de inserção nos municípios da região do Vale do Taquari por meio dos seus cursos de licenciatura – Letras, História, Pedagogia, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e Educação Física. Além da preocupação com a formação acadêmica, a Instituição procura estabelecer parcerias com a comunidade, a fim de promover o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida da população do Vale. Da mesma forma se dá com relação às questões educacionais. Portanto, é também prerrogativa das ações da Univates oportunizar a disseminação do conhecimento para além dos muros institucionais, com o intuito de atender às demandas dos municípios, no sentido de qualificar o ensino em sua totalidade.
Tendo em vista esse propósito, o presente documento tem por objetivo apresentar as oficinas, as palestras e os cursos de extensão que são oferecidos aos docentes da Educação Básica, com o intuito de promover sua formação continuada e a consequente qualificação dos processos de ensino e de aprendizagem nas escolas. Além disso, também são apresentadas ações que têm como público-alvo os alunos, as famílias e a comunidade escolar.
Cursos: discussões teórico-práticas, com carga horária de no mínimo 20 horas.
Oficinas: discussões teóricas e atividades práticas, com carga horária de no mínimo quatro horas, para no máximo 30 participantes.
Palestras: comunicações orais sobre temas específicos, com duração de duas horas.
EMENTAS
As ementas das atividades podem ser adaptadas para qualquer uma das modalidades.
Selecione o tipo de ensino para conhecer as ementas:
Anos Finais do Ensino Fundamental
Personalizamos cursos, oficinas ou palestras para atender necessidades específicas das Secretarias de Educação ou Escolas.
As assessorias pedagógicas (cursos, oficinas e palestras) in company são programações desenvolvidas para atender necessidades específicas de cada município ou escola quanto à formação, atualização e qualificação de seus professores. As programações são procedidas de diagnóstico, com a participação dos profissionais da própria escola ou Secretaria de Educação e com a utilização de metodologias e tecnologias educacionais flexíveis, tornando-as customizadas e voltadas diretamente ao atendimento das necessidades identificadas. Podem ser desenvolvidas nos municípios ou nos ambientes da Univates, a critério do contratante. O corpo docente é constituído de profissionais com formação acadêmica e experiência profissional relevante.