Escola de Bento Gonçalves participa de atividades do “Arqueólogo por um dia” na Univates

Postado as 19/06/2019 21:55:52

Por Carla Bagnara

Divulgação

Alunos da Escola Sagrado Coração, de Bento Gonçalves, participaram entre os dias 18 e 19 de junho das atividades do projeto de extensão da Univates “Arqueólogo por um dia: história e natureza”. O projeto é voltado à educação básica - ensino fundamental e médio e as atividades acontecem em um dia e são agrupadas por turma.

Conforme a coordenadora do Laboratório de Arqueologia do Museu de Ciências da Univates, Neli Galarce Machado, o projeto busca abordar ações de educação patrimonial, patrimônio cultural, preservação, valorização, memória, ambiente, natureza e cultura. “As atividades são dirigidas à comunidade escolar a fim de permitir que ela se torne difusora do conhecimento, além de proporcionar aos envolvidos a interação entre a teoria e a prática. Isso tanto direcionado aos estudantes do ensino básico quanto aos acadêmicos que atuam como bolsistas de extensão ministrando as oficinas”, expõe Neli.

Etapas e atividades do projeto

Para que as atividades sejam realizadas na escola, primeiramente o professor ou a direção escolar deve manifestar interesse pelas atividades via contato telefônico ou e-mail. Após este primeiro contato, a equipe do projeto de extensão desloca-se até a escola e realiza uma série de atividades.

No turno da manhã é realizada uma oficina que trata temáticas como: pré-história, a arqueologia e a profissão de arqueólogo, educação patrimonial, patrimônio histórico e cultural e integração homem/natureza. Na parte da tarde é realizada a atividade prática, que compreende prospecção arqueológica mediante exame de cartas topográficas e GPS, escavação em sítio arqueológico simulado, oficina de confecção de cerâmica com base nas referências bibliográficas acerca da cultura material cerâmica encontrada no sítios pesquisados, reconstituição do material escavado no sítio simulado e elaboração de relatório de trabalho.

Neli enfatiza que “essas etapas têm a função de oportunizar vivências semelhantes às verificadas no cotidiano de um arqueólogo e de um historiador”.

Ficou interessado?

Para as escolas participarem do “Arqueólogo por um dia” basta entrar em contato com a equipe do projeto através do e-mail arqueumdia@univates.br ou pelo telefone 51 3714-7000 ramal 5563.

A equipe atende uma escola por semana, mantendo contato para acompanhar o desenvolvimento das atividades e potencializar pedagogicamente as ações do projeto dentro do plano de trabalho do professor parceiro.