Centro Cultural traz exposição “As Máquinas de Leonardo Da Vinci”

Postado em 09/04/2014 09h18min

Por Tuane Eggers

Para comemorar a inauguração do Centro Cultural, uma das atividades que compõem a programação elaborada pelo Núcleo de Cultura e Eventos da Univates é a exposição “As Máquinas de Leonardo Da Vinci”, com a curadoria da Associação Cultural Italian Art. A mostra ocorrerá de 3 a 31 de maio, período no qual poderão ser conferidas cerca de 60 máquinas fielmente reproduzidas dos desenhos de Leonardo Da Vinci, uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento, que se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, pintor e escultor, entre outras áreas do conhecimento.

As máquinas foram reconstruídas por hábeis artesãos florentinos, sob a supervisão de experientes engenheiros, e representam uma noção do que sobrou do vasto repertório de invenções de Da Vinci sobre a construção civil, a mecânica, a guerra e o voo. As obras são construídas em madeira, metal e tecido em escala reduzida ou em tamanho natural.

Considerando o grande valor cultural e didático da exposição, o diferencial é o seu alto nível de interatividade envolvendo os instrumentos de caráter histórico e cultural, que podem ser utilizados e observados em funcionamento. Além disso, um sistema com computador que projeta as imagens das máquinas em funcionamento auxilia a compreensão dos visitantes.

Cada máquina estará acompanhada de uma explicação. A exposição também será composta por 11 painéis explicativos em português e espanhol sobre a vida de Leonardo Da Vinci, além de as diversas máquinas estarem divididas nos segmentos guerra, voo, hidráulico e civil.

A mostra já passou por diversas cidades do mundo, como Veneza, Florença, Madri, Varsóvia, Hong Kong, Dubai, Viena e Berlim. No Brasil, as máquinas estiveram em cidades como São Paulo, Campinas, Campos do Jordão, Rio de Janeiro, Salvador e Belo Horizonte, mas esta será a primeira vez no sul do país. Após a exposição na Univates, a mostra será encaminhada para o Chile, sendo esta, portanto, a última exposição a ser feita no Brasil.

A visitação será gratuita e poderá ser feita nos horários de funcionamento da Univates. Para atender os visitantes, serão treinados monitores que estarão no local de segunda a sexta-feira, durante os três turnos, e aos sábados pela manhã. Escolas e grupos (de até 20 pessoas) interessados em visitar a exposição poderão agendar dia e horário com o Núcleo de Cultura e Eventos da Univates.

A exposição estará aberta, também, para visitação individual, ou seja, sem acompanhamento de monitores, pois todas as obras são identificadas e contam com informações para facilitar a compreensão. O agendamento de grupos e a obtenção de mais detalhes podem ser feitos pelo e-mail nucleodecultura@univates.br.

Texto: Tuane Eggers

Na mostra, poderão ser conferidas cerca de 60 máquinas fielmente reproduzidas dos desenhos de Da Vinci