
Univates recebe Selo Social ODS Educação
Por Natalia Nissen
|Postado em: 17/12/2025, 14:11:02
|Atualizado em: 17/12/2025, 14:30:15
A Universidade do Vale do Taquari - Univates encerra o ano de 2025 com mais uma importante distinção: o Selo Social ODS Educação – Selo ODS EDU, concedido pelo Instituto Selo Social. A organização é considerada a maior certificadora de impacto social do Brasil e avalia as iniciativas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A cerimônia de entrega oficial da certificação deve ocorrer em março de 2026.
O Selo ODS EDU busca estimular a participação efetiva das instituições de ensino no alcance das metas da Agenda 2030, por meio de uma tecnologia social que reconhece boas práticas e soluções desenvolvidas pelas instituições participantes, voltadas à promoção de práticas sustentáveis e à construção de um mundo mais justo e inclusivo.
A Univates aderiu ao programa em abril deste ano e agora está entre as 129 instituições de ensino certificadas no País pelas boas práticas educacionais alinhadas aos ODS. Conforme a coordenadora do Comitê de Responsabilidade Social da Universidade, professora Fernanda Cristina Wiebusch Sindelar, o Selo reafirma o compromisso institucional com uma educação de qualidade, inclusiva e sustentável, contribuindo diretamente para o avanço da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) na área da educação.
Impacto social da Univates
O ciclo de certificação tem duração de 12 meses, e cada iniciativa submetida deve estar vinculada a uma meta dos ODS, com resultados e impactos mensuráveis que envolvam tanto o público interno quanto o externo. Nesta edição, a Univates cadastrou dez iniciativas desenvolvidas em diferentes frentes, envolvendo projetos de extensão, projetos de pesquisa e ações voltadas a estudantes e funcionários.
Conheça as iniciativas submetidas

Projeto de Extensão Vem pra Cá
DivulgaçãoVem pra Cá: o projeto de extensão oferece oficinas semanais de ensino de português como língua adicional para imigrantes e refugiados. A atividade contribui diretamente para a meta 4.7 dos ODS, que visa, até 2030, a garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessários para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e para estilos de vida sustentáveis, dos direitos humanos, da igualdade de gênero, da promoção de uma cultura de paz e não violência, da cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.
Educação em Direitos Humanos no Contexto Escolar: o projeto de extensão tem como objetivo promover o diálogo sobre direitos humanos nas escolas, com estudantes universitários mediando intervenções para integrar saberes da Universidade e da comunidade. A iniciativa também auxilia no alcance da meta 4.7.
Alfab&letrar: o projeto de extensão visa a auxiliar na alfabetização das crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental, buscando qualificar suas habilidades básicas de leitura e escrita. Essa iniciativa contribui para a meta 4.6, buscando garantir que todos os jovens e adultos estejam alfabetizados, tendo adquirido conhecimentos básicos em leitura, escrita e matemática.
Restauração ecológica de margens de rios: contribuições para a resiliência climática: a ação busca fortalecer a formação de profissionais da área ambiental, ampliando seus conhecimentos e competências para o uso de soluções baseadas na natureza e para a estabilização de processos erosivos em um trecho da margem do rio Forqueta, por meio de técnicas de engenharia natural e restauração ecológica. As atividades do projeto estão alinhadas às metas 4.7, 13.3 e 15.3 dos ODS. A meta 4.7 trata do fortalecimento da educação para o desenvolvimento sustentável; a meta 13.3 visa a melhorar a educação, ampliar a conscientização e fortalecer a capacidade humana e institucional relacionada às mudanças climáticas, seus riscos, mitigação, adaptação, impactos e sistemas de alerta precoce; e a meta 15.3 busca combater a desertificação, restaurar a terra e o solo degradados, inclusive áreas afetadas por desertificação, secas e inundações, e avançar rumo à neutralidade da degradação do solo.

Ecovates - Descarte consciente de resíduos: o serviço de gestão de resíduos da Univates realiza palestras sobre educação ambiental, visitas guiadas ao Ecovates e coleta e destinação adequada de resíduos gerados pela comunidade. As atividades contribuem para a meta 12.8, que visa a garantir que as pessoas, em todos os lugares, tenham acesso a informações relevantes e à conscientização sobre o desenvolvimento sustentável e sobre estilos de vida em harmonia com a natureza, em consonância com o Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA).
Baobá: práticas de educação antirracista na escola: por meio do projeto de extensão, busca-se promover reflexões e práticas de educação antirracista com estudantes e professores do Ensino Fundamental, contribuindo para o diálogo intercultural e antirracista. As ações contribuem diretamente para a meta 18.8.b, que visa a assegurar a inclusão obrigatória de ações de educação antirracista e de conteúdos sobre as culturas e histórias dos povos indígenas e afrodescendentes, por meio de currículos e estratégias formativas em todos os níveis educacionais.
Sentimentário do estudante: a iniciativa busca promover o cuidado com a saúde mental e o bem-estar dos estudantes no ambiente acadêmico, evidenciando a importância de uma educação equitativa, humana e integral. Essa ação contribui diretamente para o alcance da meta 3.4, que visa a reduzir em um terço a mortalidade prematura por doenças não transmissíveis, por meio da prevenção e do tratamento, além de promover a saúde mental, o bem-estar e a saúde de trabalhadores e trabalhadoras, bem como prevenir o suicídio e reverter a tendência de aumento desses indicadores.
Apoio ao estudante da Univates: serviço coordenado pelo Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), que oferece acolhimento, atendimento e orientação personalizada aos estudantes que estão enfrentando demandas que afetem a vida acadêmica. Entre as ações desenvolvidas está o atendimento psicológico de baixo custo, com psicólogos capacitados para auxiliar em demandas acadêmicas, grupo terapêutico, psicoeducação e atendimento psicopedagógico, com o objetivo de auxiliar o estudante em seu percurso acadêmico. As atividades também contribuem para o alcance da meta 3.4 dos ODS. Além disso, são oferecidas oficinas de nivelamento acadêmico e monitorias de apoio à aprendizagem nas áreas de matemática, física, química, informática e língua portuguesa, alinhadas à meta 4.5, que visa a eliminar as desigualdades de gênero e de raça na educação e a garantir a equidade de acesso, permanência e êxito em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, especialmente para grupos em situação de vulnerabilidade, como pessoas com deficiência, populações do campo e itinerantes, comunidades indígenas e tradicionais, adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, assim como pessoas em situação de rua ou em privação de liberdade.
Projeto Habitar Bem: o projeto de extensão tem por objetivo promover a compreensão da realidade regional, principalmente no que se refere aos problemas sociais relacionados à habitação e aos territórios periféricos e em vulnerabilidade social. São desenvolvidas rodas de conversa com grupos focais do Grupo Intersetorial de Relação e Articulação do Vale do Taquari (GIRA-VT) e os estudantes, visitas ao território e ações voluntárias na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) de Lajeado, principalmente com visitas às famílias em vulnerabilidade social. O projeto está relacionado às metas 4.7 e 17.17, sendo esta última voltada a incentivar e promover parcerias eficazes nos âmbitos público, público-privado, privado e da sociedade civil, com base na experiência das estratégias de mobilização de recursos dessas parcerias.
Programa de saúde, qualidade de vida e bem-estar: destinado ao público interno, busca promover a saúde, a qualidade de vida, a equidade, a inclusão e o desenvolvimento contínuo de todos os trabalhadores da Univates. O programa contribui para a meta 4.4, que busca aumentar substancialmente o número de jovens e adultos com as competências necessárias, sobretudo técnicas e profissionais, para o emprego, o trabalho decente e o empreendedorismo. Além disso, oportuniza a inclusão de pessoas com deficiência, o que se relaciona à meta 8.8, voltada à redução do descumprimento da legislação trabalhista, especialmente no que se refere ao registro, às condições de trabalho e às normas de saúde e segurança, com ênfase nos trabalhadores em situação de vulnerabilidade.

Sobre o Instituto Selo Social
O Instituto Selo Social é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos. Em parceria com os setores público, privado e a sociedade civil organizada, visa a tornar o Brasil mais justo e inclusivo para todos. O Selo promove a formação e a qualificação de lideranças para o desenvolvimento de projetos alinhados aos ODS e já reconheceu mais de 20 mil impactos sociais em todas as regiões do Brasil.


