Em família: pais e filha formam-se em Direito pela Univates

Postado as 10/01/2024 13:06:00

Por Lais Pontin Matos

Em 2003, Eugênia Amábilis Gregorius ingressou no curso de Direito da Universidade do Vale do Taquari - Univates por influência do pai, que já era estudante da graduação. Em 2006, foi a vez de a mãe juntar-se à dupla na busca pelo diploma. Por alguns anos, a família pôde dividir as alegrias e as dores que permeiam o caminho acadêmico, vivenciando juntos as conquistas e os desafios que surgiram ao longo do percurso.

Atualmente Eugênia atua como Juíza de Direito do Estado do Rio Grande do Sul. Ela diz que, desde o início do curso, já sabia que queria seguir carreira na magistratura. “Durante a graduação, fiz um estágio no Fórum e, assim, pude conhecer mais a área”, comenta. Apesar de suas motivações acadêmicas e profissionais serem diferentes das da filha, os pais de Eugênia, Iraci e Wolney, apoiaram-na do início ao fim de sua trajetória na Universidade, orientando-a e motivando-a sempre que necessário.

“Minha mãe ingressou na Univates porque desejava fazer um curso superior. Ela percebeu que uma formação na área do Direito poderia abrir mais horizontes em sua carreira como administradora de empresas. Meu pai, que já era formado em Ciências Contábeis, iniciou uma segunda graduação para complementar seus conhecimentos sobre princípios econômicos, legislação e administração de empresas”, explica Eugênia.

Wolney é pai de Eugênia.

Wolney é pai de Eugênia.

Iraci é mãe de Eugênia.

Divulgação/Acervo Pessoal

Atualmente Eugênia atua como Juíza de Direito do Estado do Rio Grande do Sul.

Divulgação/Acervo Pessoal

Eugênia conta que, durante a graduação, chegou a cursar algumas disciplinas junto com os pais, embora os três tenham se formado em períodos distintos (a juíza em 2007, seu pai em 2008 e sua mãe em 2010).

O curso de Direito foi responsável por me tornar a profissional e a pessoa que sou hoje. Pude adquirir conhecimentos técnicos com excelentes mestres, que me ensinaram a ser uma profissional humana
Eugênia Amábilis Gregorius, diplomada em Direito pela Univates.

Curso de Direito da Univates completa 25 anos em 2024

Em 2024, o curso de Direito da Univates completa 25 anos. Desde sua fundação, a graduação tem capacitado profissionais com conhecimentos jurídicos sólidos, tornando-os agentes de transformação social. Por meio de experimentações e vivências diversas, os estudantes são incentivados a buscar soluções jurídicas inovadoras e promover a justiça. Uma comemoração especial está sendo preparada para celebrar o aniversário do curso.

Confira algumas ações desenvolvidas pelo curso em 2023 clicando nos links abaixo.

Ideias Legislativas propostas por estudantes de Direito da Univates podem ser votadas em plataforma do Senado

Estudantes de Direito da Univates participam de painel sobre políticas sociais e atendimento a vulnerabilidades

Estudantes do curso de Direito desenvolvem cartilha sobre o trabalho análogo à escravidão e direitos empregatícios

Alunos do curso de Direito da Univates participam do projeto Cultura Restaurativa na Prisão

Curso de Direito realiza evento sobre prevenção de lavagem de criptoativos

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram

Pai, mãe e filha formaram-se em Direito pela Univates.

Divulgação/Pexels

Logo ods-4