Inovação

Proposta da Univates é contemplada em edital do Programa de Apoio aos Ecossistemas de Inovação da Fapergs

Por Natalia Nissen

|

Postado em: 08/12/2025, 10:36:30

Compartilhe

Universidade do Vale do Taquari - Univates, por meio do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari – Tecnovates, teve uma proposta aprovada para receber recursos do edital do Programa de Apoio aos Ecossistemas de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), em parceria com a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Sict/RS). Ao todo serão destinados R$ 20 milhões oriundos do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs) a 18 projetos apresentados por diferentes instituições gaúchas.

Os recursos serão voltados a iniciativas de pesquisa, inovação e de avanço tecnológico nas cinco regiões do programa Inova RS que foram impactadas pelos eventos climáticos extremos ocorridos em 2024. O objetivo do edital é fortalecer atividades de parques tecnológicos e incubadoras para promover a articulação entre a produção de conhecimento, o setor produtivo, a sociedade e o desenvolvimento tecnológico, por meio de soluções criativas e sustentáveis para o desenvolvimento, de acordo com a estratégia do Plano Rio Grande.

O projeto “InovaSaúde&Clima: empreendedorismo tecnológico em saúde e resiliência aos efeitos climáticos”, apresentado pela Univates, é coordenado pelo professor Luís Fernando Saraiva Macedo Timmers. 

Conforme a gestora do Tecnovates, Cristiani Reimers, o projeto tem como propósito transformar os desafios climáticos e sociais em oportunidades de inovação, empreendedorismo e desenvolvimento sustentável. “Os graves impactos das enchentes de 2024, que afetaram a economia, a infraestrutura e a saúde pública da região, evidenciaram a urgência de respostas inovadoras e sustentáveis que articulem ciência, tecnologia e desenvolvimento social. O projeto representa uma estratégia de reconstrução e transformação regional”, explica Cristiani.

Entre os objetivos do projeto está o fomento à criação de, no mínimo, quatro startups de base tecnológica nas áreas de saúde e mudanças climáticas, a partir de soluções desenvolvidas nos ambientes de pesquisa e inovação da Univates, especialmente no Tecnovates e na Incubadora Tecnológica - Inovates.

O projeto funcionará por meio de um programa de pré-incubação e incubação dividido em cinco etapas principais. Entre o público-alvo estão pesquisadores e estudantes da Univates, empreendedores e profissionais das áreas da saúde, biotecnologia e sustentabilidade, e empresas interessadas em inovação aberta e soluções tecnológicas. Os resultados serão monitorados e difundidos a fim de integrar academia, empresas, governo e sociedade em um modelo replicável e sustentável.

 

Seleção de bolsistas e de projetos

Estão abertas as inscrições para seleção de três bolsistas de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PDTI) para atuar no projeto. As bolsas são para diferentes níveis de formação ‒ graduação, mestrado e doutorado ‒ e têm duração de 18 meses.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 21 de dezembro, e as informações sobre cada vaga estão disponíveis neste link

Também foi lançada a Chamada Pública para seleção de projetos inovadores interessados em ingressar no Programa de Pré-Incubação do projeto. Serão ofertadas 20 vagas e as inscrições devem ser feitas neste link.

Clique aqui para ler o edital de Chamada Pública.

Outras informações sobre a seleção podem ser obtidas pelo e-mail inovates@univates.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

topo
voltar