PIBID / Univates

Coordenação geral

Coordenadora Institucional: Cristiane Antonia Hauschild
Gestora Financeira: Cristiani Reimers
Secretária Executiva: Eduarda Basso Schroeder

Coordenadores

Educação Física
Coordenadores: Alessandra Brod
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Pedagogia
Coordenadoras: Maria Elisabete Bersch
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Letras – Português
Coordenadora: Maristela Juchum
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Letras – Inglês
Coordenador: Maristela Juchum
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Multidisciplinar (História e Ciências Biológicas)
Coordenadora: Jane Herber
Ver ações do ensino fundamental
Ver ações do ensino médio


Ações

O projeto institucional abrange diferentes características e dimensões da iniciação à docência, entre as quais:
I – estudo do contexto educacional envolvendo ações nos diferentes espaços escolares, como salas de aula, laboratórios, bibliotecas, espaços recreativos e desportivos, ateliers, secretarias;
II – desenvolvimento de ações que valorizem o trabalho coletivo, interdisciplinar e com intencionalidade pedagógica clara para o processo de ensino-aprendizagem;
III – planejamento e execução de atividades nos espaços formativos (escolas de educação básica e IES a eles agregando outros ambientes culturais, científicos e tecnológicos, físicos e virtuais que ampliem as oportunidades de construção de conhecimento), desenvolvidas em níveis crescentes de complexidade em direção à autonomia do aluno em formação;
IV – participação nas atividades de planejamento do projeto pedagógico da escola, bem como participação nas reuniões pedagógicas;
V – análise do processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos ligados ao subprojeto e também das diretrizes e currículos educacionais da educação básica;
VI – leitura e discussão de referenciais teóricos contemporâneos educacionais para o estudo de casos didático-pedagógicos;
VII – cotejamento da análise de casos didático-pedagógicos com a prática e a experiência dos professores das escolas de educação básica, em articulação com seus saberes sobre a escola e sobre a mediação didática dos conteúdos;
VIII – desenvolvimento, testagem, execução e avaliação de estratégias didático- pedagógicas e instrumentos educacionais, incluindo o uso de tecnologias educacionais e diferentes recursos didáticos;
IX – elaboração de ações no espaço escolar a partir do diálogo e da articulação dos membros do programa, e destes com a comunidade.
X – sistematização e registro das atividades em portfólio ou instrumento equivalente de acompanhamento;
XI – desenvolvimento de ações que estimulem a inovação, a ética profissional, a criatividade, a inventividade e a interação dos pares.

Eventos

Seminários Institucionais
Seminários Integradores
Encontros Temáticos
Rodas de Formação