Centro de Atendimento Materno-infantil é inaugurado oficialmente

Postado em 28/04/2017 17h26min e atualizado em 11/12/2017 13h21min

Por Artur Dullius

A Univates, em parceria com a Prefeitura de Estrela, inaugurou nesta sexta-feira, dia 28 de abril, o Centro de Atendimento Materno-infantil do Centro Clínico Univates. A solenidade iniciou às 14h e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, o secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Caio Rocha, e o governador do Estado, José Ivo Sartori.

O espaço está localizado ao lado do Hospital Estrela e foi projetado para atender mulheres e crianças de até dois anos de idade da atenção primária à saúde do município de Estrela. A estrutura do Centro de Atendimento Materno-infantil, com 293 m², foi viabilizada com investimento de cerca de R$ 500.000,00 por parte da Univates.

Em contrapartida, a administração municipal de Estrela se compromete em custear o serviço e disponibilizar profissionais técnicos e administrativos. O atendimento ao público iniciou antes mesmo da cerimônia de inauguração, no dia 9 de fevereiro, no início das aulas do curso de Medicina da Univates, o qual já tem aulas práticas neste serviço.

Durante sua fala, o reitor da Univates, Ney Lazzari, destacou as fortes parcerias que a Univates tem firmado com o municípios da região, afirmando que, com as demais instituições de ensino do Estado, buscará o “RS que o Estado merece”. “A Univates, com mais esta parceria, possibilita que cada vez mais o Vale do Taquari se torne referência no oferecimento de atendimentos pelo Sistema Único de Saúde. Atualmente são cerca 60 atendimentos mensais em ginecologia e a ideia é chegarmos perto de 200”, explica.

Já o prefeito de Estrela, Rafael Mallmann, agradeceu o apoio da secretaria de saúde do município na parceria realizada com a Univates. “Tenho orgulho em ser prefeito deste município, pois os trabalhos ocorrem de maneira conjunta. Graças ao trabalho do Hospital e, agora, com o apoio do Centro Materno-infantil, Estrela vai ser referência do atendimento a gestantes aqui na região”, diz Mallmann.

Finalizando a sequência de discursos, o governador José Ivo Sartori lembrou que a maioria das casas hospitalares nasce do apoio de uma entidade religiosa. Segundo ele, contar também com o apoio de uma universidade amplia ainda mais a qualidade do serviço oferecido. “Esta estrutura com certeza vai mudar o perfil de atendimento e prevenção em saúde”, pontua Sartori.

Atendimento
O Centro de Atendimento Materno-infantil conta com nove consultórios (três de pediatria, três de ginecologia e obstetrícia, um multiprofissional, um de enfermagem e outro de acolhimento - preparação do paciente) e uma sala de educação em saúde. Este espaço está previsto para a discussão de casos clínicos vivenciados no dia a dia pelos estudantes da Univates, assim como para treinamentos, orientações aos pacientes e grupos de promoção da saúde. O estabelecimento tem vinculação com a Secretaria de Saúde de Estrela e com o Centro Clínico Univates, o qual engloba os serviços oferecidos pela Instituição na área da saúde.

Texto: Artur Dullius

Cerimônia foi realizada nesta sexta-feira, dia 28, com a presença do governador do Estado

Artur Dullius

Segundo Mallmann, Estrela será referência do atendimento a gestantes na região