Breve Histórico do Coep/Univates

Na UNIVATES, a preocupação em criar um Comitê de Ética iniciou com alguns professores que desenvolviam pesquisas na área da saúde. Os mesmos entraram em contato com a Câmara de Pesquisa, sendo que um membro ficou encarregado de organizar o Comitê. Este fez contatos com diversos coordenadores de curso da área da saúde e do Direito, a fim de obter indicações de professores para a criação de um pré-comitê.

Inicialmente foram realizados diversos contatos informais, e, em 13 de setembro de 2004, o grupo reuniu-se formalmente pela primeira vez. Após análise da Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde e contatos com Comitês de Ética em Pesquisa de outras Universidades, o grupo consolidou-se e buscou o reconhecimento interno.

Em 07 de janeiro de 2005, o Conselho Universitário aprovou a criação do Comitê de Ética em Pesquisa da UNIVATES (COEP/UNIVATES), conforme a Portaria 049/REITORIA/UNIVATES.

O Regimento Interno foi aprovado em 31 de agosto de 2005 (conforme Resolução 090/REITORIA/UNIVATES), e os membros do COEP foram nomeados em 1º de setembro de 2005 (conforme Portaria 763/REITORIA/UNIVATES).

Em 20 de outubro de 2005, o COEP foi aprovado e registrado na Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), pela Carta nº 1278 CONEP/CNS/MS.