O Programa de Pós Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS) capacita e forma profissionais multidisciplinares competentes no uso, desenvolvimento e inovação de tecnologias e práticas sustentáveis. Possui duas áreas de concentração: Tutela Jurídica Ambiental e Sustentabilidade da Cadeia Produtiva. O PPGSAS prepara profissionais que possam compreender e propor soluções para empreendimentos de diferentes setores, incluindo produção primária, indústria de transformação, serviços e setores públicos.
Assim, o PPGSAS tem excelentes perspectivas no âmbito da sustentabilidade e no subsídio de políticas públicas na área jurídica, ambiental, tecnológica e administrativa, trazendo benefícios diretos em termos de ações legais, reconhecimento das bases ambientais que orientam processos de gestão e de inovação, bem como desenvolvendo tecnologias, práticas e processos que agreguem valor a empresas, indivíduos e sociedade de forma sustentável. O PPGSAS busca aliar a pesquisa básica e aplicada às demandas regionais por produtos e processos, sem excluir a inserção nacional e internacional.
- Formar profissionais qualificados capazes de gerar, disseminar e aplicar conhecimento científico, tecnológico e legal voltado ao sistema agroalimentar, subsidiando uma visão integrada das perspectivas socioambientais e econômicas na produção agroindustrial familiar, e aos processos de licenciamento de empreendimentos, sustentabilidade produtiva e tratamento adequado dos resíduos.
- Promover a especialização e a formação continuada de diplomados do ensino superior,
tornando-os aptos a lidar com
a legislação ambiental relacionada a empreendimentos e processos produtivos, ampliando
as possibilidades de atuação
e inserção no mercado de trabalho;
- Capacitar profissionais para a aplicação do conhecimento teórico-prático nas diversas
áreas da produção
agroecológica familiar, com conhecimentos na área de gestão e empreendedorismo,
incentivando a inovação, o uso de
tecnologias limpas e com desenvolvimento tecnológico;
- Formar profissionais conhecedores da legislação, com competência na orientação de
produção sustentável na
propriedade familiar, órgãos ambientais e empresas, fomentando a integração entre esses
setores por meio de ações de
pesquisa e extensão, como forma de contribuir com o desenvolvimento regional;
- Criar e aperfeiçoar produtos e processos no contexto socioeconômico regional, com foco
na produção familiar e
industrial, conciliando a preservação de recursos naturais e a exploração
sustentável, com vistas à
agregação de valor e à melhoria da qualidade de vida;
- Implementar, em conjunto com as organizações locais, o conhecimento e a adequação à
legislação ambiental ligadas a
projetos desenvolvidos, promovendo inovações tecnológicas que agreguem valor aos
produtos e serviços; em consonância
com políticas públicas de desenvolvimento regional.
- Os diplomados no mestrado profissional em Sistemas Ambientais Sustentáveis serão capazes de gerar e disseminar conhecimento científico, tecnológico e legal voltado ao desenvolvimento de tecnologias, práticas e processos de gestão sustentáveis;
- Os mestres da área de concentração da tutela jurídica ambiental serão profissionais com domínio da legislação ambiental brasileira aplicada ao licenciamento de empreendimentos, auditoria de processos e conhecedores da legislação nas várias esferas jurídicas. Também serão competentes na avaliação dos fatores biológicos associados aos processos de licenciamento, estando comprometidos com a preservação ambiental, biossegurança e preceitos modernos de segurança ambiental;
- Os profissionais diplomados na área da sustentabilidade da cadeia produtiva estarão aptos a propor soluções para organizações com o uso de técnicas e ferramentas adequadas para o desenvolvimento sustentável, melhoria dos processos e gestão das cadeias produtivas, enfatizando o uso de tecnologias limpas ou alternativas. Também estarão habilitados para a aplicação de processos de qualidade e produtividade agroindustrial visando à redução do uso de agrotóxicos, a gestão adequada dos resíduos, a geração de energias alternativas e a diversificação e aumento da produção, conduzindo para a sustentabilidade de empreendimentos.
- Serão profissionais aptos a ingressar no mercado de trabalho e buscar soluções sustentáveis adequadas, atuar em equipes multidisciplinares, ter senso ético-profissional, responsabilidade social e ambiental, objetivando a melhoria da qualidade de vida, preservação ambiental e geração de valor econômico.