Mensagem do Reitor

A Universidade do Vale do Taquari - Univates apresenta a edição de 2019 do Relatório Social, documento que objetiva dar transparência às ações desenvolvidas pela Instituição.

Neste espaço, relembraremos alguns dos acontecimentos importantes ocorridos em 2019, mais um ano que ficou marcado pelo alcance de diversas conquistas que contribuem para o desenvolvimento da comunidade do Vale do Taquari.

Na área do ensino, a Univates obteve avanços referentes a cursos de pós-graduação stricto sensu: em junho foi encaminhada a proposta do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Ciências Médicas - mestrado - para a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que obteve parecer favorável e aguarda homologação do Conselho Nacional de Educação (CNE), do Ministério da Educação (MEC), para início das aulas. Em dezembro o CNE aprovou o doutorado do PPG em Ensino de Ciências Exatas, que também aguarda homologação. As aulas de ambos os cursos estão previstas para iniciar em 2020.

Em relação à qualidade acadêmica, a Univates recebeu no mês de dezembro a feliz notícia de ser a melhor universidade privada do Sul do Brasil no conceito graduação. Destacamos também que os quatro cursos que receberam visitas in loco do MEC obtiveram conceito máximo (5) nas avaliações: Odontologia, bacharelado, ofertado na modalidade presencial, e os cursos Superior de Tecnologia em Gestão Financeira, Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais e Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, ofertados na modalidade a distância. Essas conquistas ressaltam a preocupação da Univates com a qualidade do ensino ofertado e reafirma o compromisso da Instituição com a comunidade acadêmica.

No âmbito da saúde, destaca-se a inauguração, no mês de janeiro, da Unidade Básica de Saúde Universidade, resultado de um convênio entre a Univates e a Prefeitura Municipal de Lajeado. Além disso, a Instituição lançou, em dezembro, o Saúde Univates - projeto que reúne todos os serviços da Instituição na área da saúde, ofertando-os à comunidade. O projeto demonstra que o compromisso e a qualidade reconhecida da Universidade ocorrem também no cuidado e no bem-estar das pessoas.

Em relação à área cultural, no mês de dezembro foi assinado convênio que deu início às atividades da Orquestra Colégio Gustavo Adolfo e Univates.

Já na área ambiental, destaca-se a inauguração do Complexo de Resíduos, construído para receber os resíduos gerados pelas atividades realizadas na Univates e para desenvolver novas pesquisas e projetos voltados à área.

A Univates, para além das exigências legais, assume a responsabilidade social como um princípio institucional, tanto nas atividades de gestão quanto na formação dos seus estudantes. Dessa forma, revisou e aprovou, em 2019, sua Política de Responsabilidade Social. Ainda, visando ao acompanhamento e proposição de ações de responsabilidade social realizadas pela Instituição e buscando garantir que as demais políticas, processos e relações da Universidade ocorram de forma alinhada com a Política de Responsabilidade Social, criou o Comitê de Responsabilidade Social da Univates, formado por representantes de diversas áreas da Instituição.

Por fim, 2019 foi um ano comemorativo para a Univates, pois foram celebrados os 50 anos de Ensino Superior no Vale do Taquari: cinco décadas em que a união de esforços ultrapassa gerações e em que a história da região se confunde com a da Universidade do Vale do Taquari.

Boa leitura!

Ney José Lazzari
Reitor da Univates

P.S. - No momento em que o Relatório Social de 2019 da Univates estava sendo elaborado, a Instituição acompanhou o avanço e os desdobramentos da pandemia de coronavírus (Covid-19). Nesse sentido, a Univates, que, por sua natureza, é uma instituição comunitária e regional e historicamente esteve envolvida nas pautas da comunidade regional, realizou diversas ações para a comunidade. Iniciativas próprias ou provocações vindas da comunidade do Vale do Taquari fizeram com que a Instituição estivesse no centro das discussões e das ações no enfrentamento à pandemia na região, demonstrando claramente o impacto que uma universidade comunitária gera na comunidade em seu entorno. É isto que estamos fazendo: estamos aqui para servir à nossa comunidade e promover qualidade de vida, desenvolvimento e segurança para todos.

Ney José Lazzari - Reitor da Univates