Balanço
Social

2017

Mensagem do Reitor

A Universidade do Vale do Taquari - Univates apresenta mais uma edição do Balanço Social, documento que objetiva dar transparência às ações desenvolvidas pela Instituição, representando o compromisso que possuímos não apenas com a comunidade acadêmica, mas também com a sociedade e o meio ambiente.

Apesar das dificuldades e incertezas impostas pelo cenário educacional, o ano de 2017 foi marcante para a Univates pelas diversas conquistas obtidas, algumas iniciadas décadas atrás.

Em relação às ações voltadas ao atendimento da comunidade externa e à melhoria da qualidade de vida, apontamos o início das atividades do Centro de Atendimento Materno-Infantil (Cami). Localizado ao lado do Hospital de Estrela, o Centro é uma parceria entre Univates e Prefeitura Municipal de Estrela que visa a contribuir para o cuidado integral da saúde da mulher e da criança no Sistema Único de Saúde.

Em consequência das dificuldades enfrentadas pelos estudantes e pela Instituição para acessar o financiamento público, o Fies, destacamos a criação de novos programas de auxílio financeiro da Univates lançados em novembro de 2017 e disponíveis a partir de 2018: o Credivates 2.0 e a Bolsa Licenciatura. Essas duas modalidades, com variações conforme o perfil do estudante, possibilitam não apenas o acesso, mas também a permanência de muitos estudantes no ensino superior.

No âmbito da área ambiental, destacamos a implantação da Feira Regional de Agricultores Familiares Agroecologistas, um espaço no campus de Lajeado com o objetivo de abastecer a comunidade acadêmica e seu entorno social com produtos alimentares (legumes, frutas, verduras etc.) in natura que tenham origem conhecida e devidamente comprovada.

A qualidade acadêmica da Univates nos permite realizar essas e muitas outras ações. Nesse sentido, entendemos que a Educação a Distância (EAD) consolida e expande geograficamente nossa atuação como Instituição de Ensino e possibilita o acesso ao ensino superior de qualidade a todos os públicos. Dessa forma, entre os meses de novembro e dezembro, foram aprovadas a criação de cinco novos polos de educação a distância e a oferta de novos cursos de graduação nessa modalidade.

Por fim, não podemos deixar de citar que o ano de 2017 foi especialmente comemorado pela comunidade acadêmica da Univates, que, no dia 26 de julho, colheu um fruto importante de um trabalho coletivo iniciado há cerca de 50 anos: a concessão do título de universidade - a Universidade do Vale do Taquari.

Diante dessas e de outras conquistas relatadas neste documento, seguimos motivados para dar continuidade à história da Univates, que se confunde com a história de um Vale e que tanto nos orgulha, gerando impactos positivos e desenvolvendo as comunidades nas quais a Instituição está inserida.

Boa leitura!

Ney José Lazzari
Reitor

Ney José Lazzari - Reitor