Mensagem do Reitor

A Universidade do Vale do Taquari - Univates apresenta mais uma edição do Balanço Social, documento que tem por objetivo dar transparência às ações desenvolvidas pela Instituição, reafirmando o compromisso que possui não apenas com a comunidade acadêmica, mas também com a sociedade e o meio ambiente.

O ano de 2018 foi marcante para a Univates por diversas conquistas obtidas. Por isso, nada mais justo do que relembrar, neste documento, alguns acontecimentos importantes desse ano na Univates.

O início das atividades do Serviço Especializado de Psicologia e da Clínica de Odontologia Ampliada, que contemplam os serviços do Centro Clínico Univates, é destaque no que se refere às ações voltadas ao atendimento da comunidade externa e à melhoria da qualidade de vida. Além disso, em junho de 2018, o Centro Clínico passou a prestar serviços também na área de gestão de pessoas, realizando a contratação de funcionários para atuarem nos serviços de saúde pública do município de Lajeado, inaugurando, assim, o setor de Assistência Profissional em Saúde (APS).

No âmbito da área ambiental, destaca-se a construção do Complexo de Resíduos. Com esse espaço a Univates tem um ganho na triagem dos resíduos.

Na área do ensino, após adquirir a expertise considerada necessária para ampliação da oferta de cursos na modalidade a distância, o ensino a distância ganhou força na Univates com o início de novos cursos ofertados nessa modalidade e com a criação de novos polos de Educação a Distância (EAD) - contando com 17 polos no final do ano de 2018.

Cita-se também o Programa de Residência Pedagógica, que é fomentado pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e objetiva estimular a articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura, em parceria com as redes públicas de educação básica, tendo ocorrido no ano de 2018 a divulgação do primeiro edital da Univates para seleção de bolsistas para esse Programa.

Em relação à qualidade acadêmica, a Univates, em parceria com o Centro Universitário AGES, passou a ofertar o Mestrado Interinstitucional (Minter) do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino), dando início a sua primeira turma na cidade de Paripiranga, no estado da Bahia. A oportunidade de oferta de mestrado e doutorado interinstitucionais é concedida pela Capes aos programas de pós-graduação com boa avaliação, como forma de proporcionar o desenvolvimento científico e cultural em diferentes partes do País.

Além disso, no Vale do Taquari, no segmento Educação, a Univates foi a marca mais lembrada nas categorias Universidade e Faculdade a Distância. O resultado foi apontado na primeira edição do Top 100 - uma premiação promovida pelo Jornal A Hora com o propósito de reconhecer a importância das marcas e dos líderes para o desenvolvimento regional e homenagear os mais lembrados pela comunidade local. O reconhecimento à Instituição é uma conquista coletiva e o resultado de um trabalho realizado por muitas mãos, o que revela seu caráter comunitário.

Houve ainda a certificação nível 1 do Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne) para a Incubadora Tecnológica da Univates, que destacou a Inovates como uma das melhores incubadoras do País.

Além disso, em dezembro de 2018, a Univates aderiu à Rede ODS Universidades Brasil - uma iniciativa de instituições acadêmicas e de pesquisa que, por meio de sua atuação articulada e coordenada, contribui para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), compostos por 17 metas globais estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

Por fim, não podemos deixar de citar que 2019 será um ano comemorativo para a Univates, pois se celebram os 50 anos de Ensino Superior no Vale do Taquari. Nesse sentido, a primeira ação para festejar a data foi o lançamento da campanha institucional, para o público interno, durante a tradicional Festa de Fim de Ano da Univates.

Diante dessas e de outras conquistas relatadas neste documento, seguimos motivados para dar continuidade à história da Univates, que se confunde com a história de um Vale e que tanto nos orgulha, gerando impactos positivos e desenvolvendo as comunidades nas quais a Instituição está inserida.

Boa leitura!

Ney José Lazzari
Reitor da Univates

Ney José Lazzari - Reitor da Univates