Nossa Trajetória sobre a Ludicidade

Todo este trabalho teve início em 1999 com a criação do projeto de pesquisa intitulado "A importância de uma Brinquedoteca na Formação de Professores de Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental".

A coordenação deste projeto esteve a cargo da professora Jacqueline da Silva Harres - Mestre em Educação, com o envolvimento das professoras Greice Mara Chaves Paim - Mestre em Educação e Norma Lai von Mühlen Einloft - também Mestre em Educação e, ainda, contou com a colaboração de alunas graduandas dos cursos de Pedagogia da UNIVATES, como Bolsistas de Iniciação Científica.

A pesquisa teve como objetivos analisar processos de mudanças nas concepções sobre o brincar de professores em serviço e em formação dos cursos de Pedagogia da UNIVATES, visando à estruturação de um conhecimento profissional desejável sobre o tema proposto; também, buscou integrar os trabalhos desenvolvidos nas disciplinas de Metodologia dos respectivos cursos, com a Brinquedoteca.

Paralelo a esta pesquisa, foi desenvolvido o projeto de criação e implantação da - BRINQUEDOTECA UNIVATES - Espaço Alternativo de Lazer e Aprendizagem, a fim de desenvolver atividades lúdico-pedagógicas com crianças, adolescentes e 3ª idade; montar equipes para prestação de serviços junto às comunidades; envolver alunos e professores dos cursos de licenciaturas mantidos pela UNIVATES, nas atividades de pesquisa. Além disso, buscou-se inserir a Brinquedoteca como laboratório de ensino e pesquisa para professores e acadêmicos dos diferentes cursos de Licenciaturas, oportunizando a todos o contato com jogos e brinquedos construídos a partir de materiais alternativos.

O trabalho também oportunizou sessões de estudos sobre a ludicidade com professores e alunos dos cursos de Pedagogia. Ainda, no decorrer da pesquisa, foram realizadas oficinas sobre jogos e brinquedos em nível de Extensão Universitária.

Em março de 2001, com o apoio interno da UNIVATES e externo da Fapergs - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, iniciou-se um novo projeto de pesquisa, intitulado "Atividades lúdicas para crianças na faixa etária de 0 a 10 anos: uma proposta com materiais de baixo custo".

Uma Pesquisa, um projeto, um livro: seis etapas de um sonho

A proposta desenvolvida nesta pesquisa foi a de elaborar, testar e avaliar um banco de atividades didáticas de natureza lúdica, construídas com materiais de baixo custo, voltadas para crianças da faixa etária de 0 a 10 anos. O trabalho também teve como objetivo subsidiar professores em serviço e em formação, visando a uma proposta pedagógica inovadora. O trabalho foi desenvolvido em seis etapas distintas:

Primeira etapa: buscou-se, através de estudos teóricos, uma fundamentação para dar cientificidade ao trabalho proposto. Foi possível catalogarmos 235 artigos sobre a ludicidade, o que nos possibilitou a realização de produções na área.

Segunda etapa: elaboração do banco de atividades lúdicas, em que foram determinados os objetivos, o tema, a faixa etária a ser contemplada e as regras de cada jogo.

Terceira etapa: apliacação do banco de atividades lúdicas com, aproximadamente, 150 crianças.

Quarta etapa: transcrição e análise das observações e entrevistas realizadas com as crianças e professores envolvidos na pesquisa.

Quinta etapa: avaliação do trabalho desenvolvido, verificando a validade das atividades propostas, bem como a reestruturação das mesmas, a partir das análises realizadas.

Sexta etapa: identificação e avaliação das condições, estratégias e recursos utilizados.

Também buscou-se evidenciar a importância dessas propostas para o desenvolvimento das crianças. Ainda foi possível delinear como essas propostas poderiam inserir-se nos cursos de formação de professores. Esta pesquisa nos permitiu a publicação feita pela UNIVATES Editora, no semestre B/2003, na qual estão descritos os principais aspectos do trabalho desenvolvido.

Clique aqui para mais informações
Este livro está à venda na Livraria Cultural